Modelo da sansung surpreende com ótimo desempenho e tamanho confortável

 

[caption id="attachment_44" align="aligncenter" width="468" caption="TECH PHOTUS"][/caption]

Nós colocamos as mãos na nova câmera da Samsung, a NX10, que foi apresentada na CES2011! Com 14,6 megapixels, sensor CMOS e um funcionamento bastante parecido com as atuais micro ¾ (apesar de não ser uma câmera do tipo), é possível dizer que ela é uma câmera única. Mas será que ela vale a pena comprá-la?

A primeira impressão que se tem, ao segurar a NX10, é a de estar com uma dSLR em miniatura nas mãos. A Samsung apostou em um visual tradicional, comparável às câmeras profissionais e a algumas semiprofissionais que encontramos atualmente no mercado.

Conteúdo da caixa da NX10

Porém, apesar das semelhanças estéticas, existem muitas diferenças entre as dSLR e a NX10, que, mesmo parecida, não é uma câmera Reflex.  Confira o que nós mais gostamos na NX10, o que poderia ser melhor, e saiba se vale a pena investir em uma câmera como esta!

Aprovado O que chamou nossa atenção


Design


Mesmo apostando em um visual tradicional para a sua nova câmera, a Samsung soube adaptar o seu design de forma inteligente, de forma que ela seja tão prática quanto é bonita. O apoio para as mãos é bastante firme, contando com superfícies com mais atrito, para que você possa segurá-la com apenas uma mão, enquanto tem a outra mão livre.

Apoios para as mãos

À primeira vista pode não parecer tão fácil de segurar quanto uma dSLR tradicional, mas com um pouco de tempo de uso é possível se ajustar completamente ao novo formato e tamanho dessa câmera, que é uma espécie de intermediária entre as compactas e as dSLR.

Ela conta com diversos botões na parte superior e traseira, fazendo com que o fotógrafo tenha acesso fácil e rápido à maior parte das funções principais, sem precisar gastar tempo navegando por inúmeros menus. Além disso possui um completo conjunto de saídas, contanto inclusive com uma saída HDMI.

As entradas presentes na câmera

O seu acabamento é sólido e firme, sem partes que possam ser desencaixadas ou quebradas facilmente. A porta do slot do cartão SD quase se confunde com a lateral da máquina, sendo perceptível apenas quando é preciso abri-la para retirar ou colocar o cartão.

As portas e encaixes são bastante firmes

Qualidade de imagem


Contando com um sensor CMOS de 14,6 megapixels, a NX10 tira fotos surpreendentes, com uma qualidade admirável mesmo em ambientes com pouca luz, quando é preciso elevar o valor do ISO. Isso faz com que fotógrafos profissionais que queiram uma câmera mais leve possam confiar na NX10, sem se preocupar com perda significativa de qualidade.

Comparação de qualidade com a mudança do ISO

Além disso, a câmera oferece a possibilidade de tirar fotografias no modo RAW, um dos preferidos dos fotógrafos, por apresentar menor compressão de dados, sendo como um “negativo digital”.

São diversos modos de disparo, como os mais tradicionais paisagem, noturno, retrato, modos de prioridade, manual, semimanual, automático e um modo chamado "Scene", que consegue perceber o que está sendo fotografado e ajustar as configurações para o tipo de composição, incluindo nisso mais uma grande quantidade de modos automáticos.

Modos manual e automático

Os controles manuais da câmera funcionam perfeitamente bem, contando com um fotômetro bastante apurado, que auxilia o fotógrafo na hora de escolher os valores de abertura e velocidade de disparo. As cores das imagens são bem vivas, mesmo em locais com pouca iluminação.

Cores vivas mesmo com pouca iluminação

Os vídeos feitos com a NX10 também ganham destaque, sendo que é possível gravar em resolução HD, em até 720p. Existe também um pequeno editor rápido na câmera, que permite ao usuário cortar o filme nos pontos desejados, salvando um arquivo separado com a seleção feita.

Mudanças em tempo real


Por ter um funcionamento totalmente digital, o visor da NX10 pode mostrar as alterações feitas nas configurações em tempo real, o que não acontecia com as dSLR, que mostravam no visor exatamente o que a lente estava vendo.

Na NX10, o que você você no visor é o que vai sair na fotografia mesmo, portanto você pode ter um controle maior sobre aspectos como exposição, abertura, balanço de branco e ISO, sem precisar fazer várias tentativas até acertar.

Visor da câmera

Além disso, o a tela AMOLED do visor é um grande atrativo, contando com diversas vantagens sobre as tradicionais LCD. O tempo de vida da bateria é uma desses pontos positivos, já que esse tipo de display consome bem menos energia. Os outros são a facilidade de enxergar as imagens mesmo em ambientes muito iluminados – como uma tarde de sol – e, por último, as cores, que são bem mais realistas.

Ajustes de foco


Uma das melhores funcionalidades da NX10, e que está presente também em outras máquinas fotográficas do tipo micro ¾, é a aproximação digital que a câmera faz do objeto ao fotografar com foco manual, e que é de grande auxílio para que o fotógrafo consiga deixar a imagem nítida.

Por exemplo, se você quer focar um objeto que está distante, basta apontar a lente para ele e girar o anel de foco. A câmera aproxima o objeto com um zoom digital exclusivo para esse fim, e você pode ajustar o foco sem medo de errar. Ao pressionar levemente o botão de disparo, o display volta a mostrar a imagem inteira.

Lentes intercambiáveis


Apesar de não ser uma dSLR (nesse tipo de câmera, existe um conjunto de espelhos ajustados de tal forma que o que é visto no visor é exatamente o que a lente está “enxergando”. Já nas câmeras micro ¾ e similares, apesar de a aparência ser semelhante às dSLR, a imagem que é vista no visor é o que o sensor está “enxergando”), a NX10 possui lentes intercambiáveis.

Você pode trocar a lente da sua máquina

Isto é, você pode trocar as lentes da sua câmera, de acordo com a necessidade. A Samsung lançou, juntamente com a câmera, três modelos de lente: uma 30 mm, uma 18-55 mm e uma 50-200 mm. As lentes testadas (uma 30 mm e uma 18-55 mm) apresentaram resultado impecável, comparáveis às boas lentes existentes no mercado.



Reprovado Do que esperávamos mais


Sensor de proximidade


Existe um sensor de proximidade que muda o visor automaticamente quando você traz a câmera para perto do rosto, mostrando as imagens no display eletrônico menor. O problema é que qualquer objeto que passe perto dele já faz essa mudança, e os visores não funcionam ao mesmo tempo.

Problemas com o sensor de proximidade

Isso pode ser irritante, pois se você passar o dedo ou a mão perto vai ter que esperar a tela voltar ao normal para continuar a mexer na câmera. O que torna isso um ponto negativo é o fato de que é impossível desligar este sensor, ou pelo menos ajustar a distância na qual ele é acionado.

Visor eletrônico


Essa é uma das funcionalidades que lembram muito uma dSLR, porém só na aparência. Fotógrafos que se acostumaram a precisar aproximar o rosto do visor para compor a foto podem imaginar isso como algo bom, porém poderia ser melhor, neste caso.

Visor eletrônico deixa a desejar

Por se tratar de um visor eletrônico, o que se vê através dele não faz jus à imagem que podia ser vista nos visores das câmeras Reflex, sendo apenas uma versão minimizada do visor maior, com um pouco menos de qualidade. Sendo que existem poucas ocasiões que o seu uso faz mesmo sentido, na maior parte dos casos, basta não usá-lo.

Sensor da câmera muito exposto


Este ponto negativo não é uma exclusividade da NX10, sendo um problema de todas as câmeras construídas no modelo micro ¾: o sensor, nestes casos, fica completamente exposto quando a tampa do corpo da máquina é aberta para a troca de lentes.

O sensor exposto pode ser facilmente danificado

Isso é um problema, pois desta forma ele está mais exposto a poeira e sujeiras, que podem afetar o seu desempenho, deixando inclusive marcas nas fotografias. Para não correr este tipo de risco, é preciso manter a tampa aberta o mínimo de tempo possível, e só fazê-lo em locais seguros, sem poeira aparente no ar.

Preço


O preço é outro fator negativo, principalmente aqui no Brasil. O seu valor varia entre 1,7 até 2,8 mil reais, aproximadamente, o que pode não ser muito se for comparada a uma câmera profissional, mas ainda assim é bastante. Esse preço pode ser encarado como um investimento retornável por fotógrafos, mas pode pesar no bolso de um usuário que não deseja lucrar com as suas fotografias.



Vale a pena? O que nós achamos


Feita para pessoas que querem dar um passo a mais em busca de melhores fotografias, a NX10 definitivamente vale a pena. A experiência com esta câmera é agradável e produz bons resultados visuais, e os defeitos não são suficientes para tirar o seu brilho. Ela é apenas a primeira de uma série de câmeras construídas no mesmo modelo, que a Samsung pretende lançar,  e já causou boa impressão.

Fotógrafos profissionais que queiram uma câmera de apoio, mais leve e prática, porém sem comprometer a qualidade, também vão se surpreender, pois ela não deixa quase nada a desejar em relação às concorrentes mais avançadas. A Samsung mostrou mais uma vez, com a NX10, que gosta de surpreender, e que está pronta para as mudanças no mundo da fotografia.




Especificações 

NX10

Fabricante: Samsung


Geral



  • CategoriaSemi-Profissional

  • CoresPreto

  • Recursos AdicionaisSensor CMOS de tamanho APS-C, Display AMOLED, Sistema de remoção de poeira e de limpeza do sensor de imagem.


Medidas



  • Altura8,7 cm

  • Largura12,3 cm

  • Espessura3,9 cm

  • Peso353 g


Imagem e Vídeo



  • Resolução14.6MP

  • Faixa de ResoluçãoAcima de 12 megapixels

  • Formatos de ImagemRAW, JPEG, DCF, DPOF, RAW+JPG

  • Formatos de VídeoMP4

  • Estabilização de ImagemNão

  • Zoom em VídeoSim

  • ISO Máximo3200, Automático

  • Grava VídeoSim

  • Vídeo FullHDNão

  • Grava ÁudioNão

  • Saída de VídeoNTSC, PAL


Disparo



  • Modos de DisparoÚnico, Contínuo, Temporizador


Tela e Visor



  • Tamanho3 "

  • TouchscreenNão

  • Visor FísicoSim

  • Visor RetrátilNão


Memória e Conectividade



  • Cartão de ExpansãoSD, SDHC

  • HDMISim

  • USBSim


Lente e Sensor



  • Tipo de LenteSamsung 50-200mm F4-5.6 ED OIS

  • Distância Focal98cm-infinito

  • Aberturaf/4 - f/22

  • SensorCMOS

  • Lentes intercambiáveisSim


Energia



  • Alimentação: Bateria






fonte: baixaki.com

0 comentários:

Postar um comentário

USE ESSE ESPAÇO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE PARA DIVULGAR SUA OPINIÃO!