Nível: Básico
Equipamento necessário: uma câmera digital com controles manuais
Número de passos: 5
Há pelo menos cinco dicas importantes para você conseguir um registro único com a sua câmera digital (seja ela DSLR ou compacta) do belo cenário que se forma no final do dia. A mais importante delas é descobrir — seja lá em qual lugar você estiver, por volta das 18h — que sempre haverá um motivo para você levar a sua câmera "para passear'. O TechTudo ensina a você tirar uma boa foto do pôr do sol. Confira os passos abaixo:
Passo 1 - Escolha um ponto de partida para a sua foto. A praia é um dos lugares mais escolhidos para registrar o pôr do sol, mas há outros: Fortes (fortalezas erguidas à margem de baías) e lugares amplos, com visão aberta e livre em direção ao motivo principal da sua foto.
Passo 2 - Mantenha a mão parada ou use o tripé. Mesmo que a sua câmera tiver estabilizador de imagem, responsável por evitar tremulações, vale manter a máquina estática. A dica também vale para qualquer fotografia que exija ponto de parada fixa: tipo fotografia de paisagem, por exemplo.
Passo 3 - Não superexponha a sua imagem. Trocando em miúdos, não deixe a foto cheia de luz. Prefira uma abertura alta, diafragma fechado (entre F8 e F12) para que a câmera não receba tanta luz na hora da captura da foto e não fique superiluminada.
Pôr do sol.Vista do Forte de Santa Cruz, Niterói, RJ. (Foto: Flávio RB)
Passo 4 - Pense antes de clicar. Imagine a foto antes de apertar o disparador. O que leva o nome de composição fotográfica é a ideia da imagem ponta na mente do fotógrafo e com tudo o que o cenário pode oferecer de interessante para deixar a fotografia mais atraente.
saiba mais
Apontar e disparar pode não ser tão simples quanto parece
Papo rápido sobre velocidade e abertura
A composição inclui a regra dos terços, que diz para colocar a imagem no "vértice do jogo da velha" e posicionar melhor o seu elemento.
A regra destrói o princípio da centralização dos objetos, desconsiderando outros elementos também importantes para a imagem. Leia mais sobre composição aqui.
A regra dos terços também evita fotografias tortas. Por isso, deixe a câmera no horizintal, quando for fotografar o horizonte, (exemplo: fotos de paisagem) e na vertical quando for fotografar objetos altos, como prédios, por exemplo.
Passo 5 - O trio (diafragma, obturador e ISO ) precisa estar em harmonia. A dica aqui é desconfiar do mecanismo automático da sua câmera, que nem sempre aponta a configuração adequada para o contexto da fotografia.
A percepção da quantidade, controle e entrada de luz depende do fotógrafo. Mas ficam as dicas: ISO 100, diafragma F12 ou maior, e velocidade do obturador alta (entre 250 e 800) podem ser a boa configuração para uma foto do pôr do sol.
Para a era das digitais, vale usar a tecnologia a seu favor, dê uma espiada no LCD para conferir o resultado do seu clique.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
USE ESSE ESPAÇO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE PARA DIVULGAR SUA OPINIÃO!