Na hora de tirar uma foto, é importante prestar atenção não apenas no enquadramento, mas também na iluminação da cena e na quantidade de luz que deve ser capturada pela câmera. Ambientes mal iluminados, por exemplo, podem resultar em imagens escuras e sem vida. Por outro lado, caso a cena esteja iluminada demais, você corre o risco de acabar com uma fotografia tão branca que encobre detalhes importantes da imagem.
Para contornar esse tipo de situação, há uma configuração da câmera conhecida como F-Stop. No geral, esse tipo de ajuste acaba causando alguma confusão em fotógrafos iniciantes ou amadores. Felizmente, um vídeo enviado recentemente para o YouTube ajuda a decifrar os segredos por trás dessa “magia” tão assustadora. E como a narração está em inglês, vale a pena detalhar os conceitos explicados por Dylan Bennett, o autor da vídeo-aula.
O que são os números F?
[caption id="attachment_702" align="aligncenter" width="454" caption="Iris e abertura definiem a quantidade de luz capturada pela câmera"][/caption]
Grosso modo, o F-Stop é uma configuração que permite controlar a quantidade de luz que entra na câmera através das lentes. Para isso, existem dois mecanismos que imitam, de certa maneira, o comportamento do olho humano: a íris, que define a quantidade de luz permitida, e a abertura, por onde a luz efetivamente entra.
Quando a abertura está grande demais, ela recebe muita luz. Quando está pequena, pouca. Para definir com mais precisão o quanto ela deve estar aberta, existe uma escala conhecida como Números F.
[caption id="" align="alignleft" width="410" caption="A escala F dobra ou diminui pela metade a quantidade de luz recebida pela câmera"][/caption]
Com essa escala, você pode dobrar ou reduzir a quantidade de luz que será usada para a fotografia. Quando a abertura possui um diâmetro de 20 mm, por exemplo, significa que a área total de captura de luz é de 314 mm². Assim, o próximo valor da escala teria área de 628 mm² e diâmetro de 28 mm (diâmetro anterior multiplicado pela raiz quadrada de 2).
A princípio, essa escala parece ser suficiente para o fotógrafo. Caso ele queira muita luz, usa o diâmetro de 40 mm; se não, de 20 mm ou mais baixo. Mas há um porém: a escala não funciona da mesma forma para todas as lentes. Ou seja, fotografias tiradas com abertura de 20 mm, por exemplo, acabam capturando quantidades diferentes de luz, de acordo com o a lente usada pelo fotógrafo.
Como as lentes alteram os números F
[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="A lente utilizada altera a quantidade de luz recebida pela abertura"][/caption]
Basicamente, a abertura aumentará de acordo com a distância focal, comprimento necessário entre o sensor e a lente para que o foco da imagem esteja correto. Se ao usar uma lente com distância focal de 40 mm o fotógrafo precisa de uma abertura de 20 mm, por exemplo, ele terá que aumentar esse valor para 40 mm caso passe a usar uma lente maior, com distância focal de 80 mm. Portanto, o tamanho da abertura não é o único fator a determinar quanta luz será capturada.
No exemplo acima, podemos ver que diferentes configurações de distância focal e abertura podem resultar na mesma quantidade de luz a ser capturada. Essa quantidade, descrita na imagem com um número em azul, é o valor da escala F.
Assim, temos três valores diferentes nessa escala: o diâmetro da abertura (D), a distância focal (F) e o F-Stop (x), ou seja, a quantidade de luz capturada pela relação entre esses dois valores. Se pudéssemos estabelecer uma fórmula para isso, ela seria: F/D = x. Com base nela, é possível também calcular o diâmetro: se temos a distância focal de uma lente e sabemos quanto de luz queremos capturar, podemos aplicar esses valores à fórmula F/x = D.
Memorizando a escala F
[caption id="" align="alignright" width="379" caption="Aprenda um truque para memorizar a escala F com mais facilidade"][/caption]
Essa última fórmula se assemelha bastante à maneira como a escala F-Stop é apresentada para o fotógrafo (f/2, f/1.4 etc). E o mais importante por trás da matemática apresentada no vídeo é entender que, quanto menor o valor do F-Stop, maior é o diâmetro da abertura, ou seja, quanto menor o F-Stop, maior é a quantidade de luz capturada.
A escala é um pouco confusa e pode ser difícil de ser memorizada. Para facilitar, Dylan Bennett apresenta um truque. Primeiro, escreva apenas os valores inteiros da escala: 1, 2, 4, 8, 16 e 32. Depois, para definir os valores intermediários, repita o primeiro número e dobre o segundo. Por exemplo, entre o 1 e 2, fica o 1.4; entre o 2 e o 4, fica o 2.8 e assim por diante. Os valores maiores, como o 11 e o 44, são arredondados e, por isso, perdem a casa decimal.
Informações finais
[caption id="" align="alignleft" width="379" caption="Lentes rápidas capturam mais luz do que lentes lentas (Fonte da imagem: )"][/caption]
Com base no descrito acima, aprendemos que, ao descer na escala F-Stop, estamos aumentando a abertura e, ao subir, diminuindo-a. Assim, quando você ouvir que um fotógrafo está usando uma lente “rápida”, quer dizer que essa lente permite uma abertura grande, enquanto que uma lente “lenta” permite aberturas pequenas, restringindo mais a entrada de luz.
Sendo assim, a velocidade do obturador pode ser rápida ao usar lentes rápidas, já que mais luz está sendo captada e, portanto, talvez não seja interessante deixar o obturador aberto por muito tempo. Com lentes lentas, a velocidade do obturador deve ser maior: pouca luz sendo capturada por mais tempo.
Especificações de lentes
Com essas informações em mente, já é você é possível entender as especificações de uma lente na hora de comprar equipamentos para a sua câmera. Normalmente, as lentes indicam o diâmetro da abertura máxima permitida por ela e o número F. Sendo assim, caso você esteja em dúvida entre uma lente de 80 mm e F/4 ou uma de 55-200 mm e F/4-5.6, já conseguirá perceber que a segunda é mais lenta do que a primeira e, com base nisso, fará a melhor escolha para as suas necessidades.
via: http://www.tecmundo.com.br
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