Hoje A Fotografia Comemora O Centenário De Robert Doisneau.

[caption id="attachment_727" align="aligncenter" width="800" caption="Robert Doisneau(A esquerda) e André Kertész em 1975"][/caption]

A Arte de fotografar ou desenhar com a luz existe a pouco mais de 180 anos desde o surgimento da primeira fotografia reconhecida no ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce, e no dia de hoje – sábado 14 de abril de 2012 – comemoramos os 100 anos de nascimento de mais um francês que revolucionou a fotografia, não por criar novos equipamentos ou novas técnicas, mais por criar um novo conceito visual na fotografia ao recriar cenários naturais simplesmente misturando as classes sociais da França na hora de conceber a imagem, Robert Doisneau  é o seu nome.



Robert Doisneau (14 de abril de 1912 - 1º de abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" (Paris, 1950).


Carreira

Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Andre Kertész e Cartier Bresson, Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Robert Doisneau.



Prêmios e Comemorações

Robert Doisneau foi nomeado Cavaleiro da Ordem da Légion d'honneur em 1984. Ele ganhou vários prêmios ao longo de sua vida, incluindo:

Prêmio de Balzac , em 1986 ( Honoré de Balzac )

Grand Prix National de la Photographie , em 1983

Prêmio Niépce em 1956 ( Nicéphore Niépce )

Prêmio Kodak em 1947

O curta-metragem, "Le Paris de Robert Doisneau", foi feita em 1973.

Em 1992, a atriz e produtora francesa Sabine Azéma fez o filme Bonjour Monsieur Doisneau.

A Maison de la Photographie Robert Doisneau em Gentilly, Val-de-Marne , é uma galeria fotográfica batizada em sua homenagem.

Em honra da sua fotografia de "cultura de rua das crianças, há várias" Ecole Primaire ( Escolas Primárias ) em sua homenagem. . Um exemplo é a Véretz (Indre-et-Loire).

Muitos dos seus retratos e fotos de Paris a partir do final da II Guerra Mundial até os anos 1950 foram transformadas em calendários e postais e tornaram-se ícones da vida francesa.

0 comentários:

Postar um comentário

USE ESSE ESPAÇO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE PARA DIVULGAR SUA OPINIÃO!