Há algum tempo não escrevo uma daquelas colunas com perguntas e respostas, principalmente porque não tem aparecido muitas dúvidas novas no nosso forum de fotografia. Mas as últimas que surgiram, tanto lá quanto aqui nos comentários do blog, giram todas ao redor de um mesmo tema: o desempenho das câmeras digitais em fotos noturnas. Vejam só:
Estou em duvida sobre câmeras que posso comprar. tenho uma DSC -W125 7.2 mega. Gosto dela, mais não é muito boa para fotografar a noite. Qual seria a câmera que você escolheria? – Joana
Para fotografar bem com pouca luz, existem dois fatores gerais e outros mais específicos. Em primeiro lugar, precisamos de uma lente de grande abertura máxima, representada por um número pequeno, como f/2,8 ou inferior (confira a coluna sobre exposição para entender por que). Aliás, à medida que a distância focal aumenta, é normal a abertura máxima diminuir, então evite usar o zoom em fotos noturnas. De modo geral, quanto mais grande-angular, mais luz a lente capta.
Além disso, um sensor capaz de captar mais luz, por meio de um ISO elevado, faz toda a diferença – o único problema é que isso freqüentemente se traduz em níveis de ruído inaceitáveis, então é bom consultar testes práticos da câmera em questão para ver se aquele ISO 6400 produz fotos de qualidade aceitável ou se só faz sentido em situações de desespero. Vale lembrar que a escala de ISO é exponencial (100, 200, 400, 800, 1600, 3200 e assim por diante), então o ISO 6400 não é 64 vezes melhor que o ISO 100, como se poderia acreditar.
Já em relação aos fatores específicos, coisas que podem ajudar são a presença de uma sapata para flash externo e controles manuais ou modos de exposição que permitam usar uma velocidade baixa. Obviamente, isso nem sempre resolve, pois existem situações em que o flash não é permitido ou desejado e outras em que o movimento da cena impede o uso de velocidades menores.
Para fotos de uma festa, por exemplo, um bom flash apontado para o teto ou equipado com um difusor faz maravilhas (vide o equipamento dos fotógrafos de casamento). Já para uma paisagem pouco movimentada, a combinação de um tripé (mesmo que improvisado) com a velocidade baixa costuma ser a melhor opção, mas um estabilizador de imagem também pode ajudar. E se a foto for de uma pessoa à frente da tal paisagem, lembre-se do modo slow sync, que dispara o flash mas mantém o obturador aberto para capturar o fundo.
Esta ou aquela?
Possuo uma Sony w310, vou vendê-la para comprar uma melhor e estou com uma grande dúvida. Não gostei muito desta câmera, acho que ela não possui uma qualidade boa de imagem e em fotos noturnas ela consegue ser pior ainda. Tenho dois modelos em vista: Canon sd1400 IS e Sony w380 – Fernando Presa
Estou em busca de uma câmera digital, lendo a máteria sobre a Nikon Coolpix P500 que estava preste a comprar, vi que ela não é boa para fotos noturnas. Gostaria que me ajudasse nessa caminhada. Qual câmera poderia comprar que seja boa para foto noturnas cujo o obturador seja rápido. Pois preciso para eventos noturnos como aniversários, casamentos etc. – Renata Dian
É difícil recomendar um modelo específico, mas eu diria para você procurar uma câmera reflex, cujo sensor maior captura mais luz com menos ruído, e a lente mais clara (de maior abertura máxima) que couber no seu orçamento. Às vezes a solução mais econômica é usar lentes de distancia focal fixa (sem zoom), conhecidas como primes, que oferecem boas aberturas máximas a preços mais em conta. O inconveniente é ter que carregar todas elas e ficar trocando de lente no meio do evento – tanto que alguns profissionais usam duas câmeras ao mesmo tempo, cada uma com uma lente diferente.
Eu tenho uma Nikon d700, mas não sei usar direito ainda e gostaria de saber se essa maquina e boa para fotografar a noite e coisas em movimento. Por exemplo eu vou muito em shows e viajo bastante minha maquina digital não funciona bem a noite….então pode me ajudar com a Nikon d700. – Rachel






0 comentários:
Postar um comentário
USE ESSE ESPAÇO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE PARA DIVULGAR SUA OPINIÃO!